Teatro na Mesa: em nova contação, ONG aborda virtude da responsabilidade e o vínculo familiar

Muito se discute sobre o conceito de família e a formação considerada “mais adequada”. Mas a verdade é que o amor sempre sobressai à forma. Esta é a mensagem da nova peça produzida em vídeo pela organização social Embaixadores da Prevenção. Abordando a virtude da responsabilidade no âmbito familiar, Eureka conta a história de um casal que não pode ter filhos, mas encontra na adoção a oportunidade de realizar esse desejo.

“Tivemos muito cuidado em tratar desse tema mesmo propondo que a história fugisse do tradicional. Na trama, o casal adota Eureka, uma menina-robô criada por um cientista que precisa se afastar para tratar a saúde. Deixada aos cuidados dos novos pais, ela desbrava o mundo e descobre o quanto o amor da família contribui para suas conquistas e formação. Como o teatro trabalha com a imaginação, a intenção da peça não é enfatizar a “realidade” da personagem, mas sim a essência que constrói o conceito de família”, revela o coordenador cultural do projeto, Eduardo Virgílio.

A história é baseada no livro 10 Olhos e Muito Amor (escrito por Sandra Sahd) e faz parte da circulação do projeto Por um Mundo de Virtudes 2020, apresentado este ano em formato audiovisual, devido a pandemia de coronavírus. Inspirados no extinto programa Rá-Tim-Bum, os atores transformaram a mesa em palco para inspirar, entreter e estimular a imaginação de centenas de crianças atendidas pelo projeto e outras tantas que acabaram tendo contato com os vídeos gratuitamente pelas plataformas online.

“Adaptar as peças do palco para a mesa e disponibilizá-las nas redes sociais foi a solução que encontramos para seguir disseminando virtudes, nosso propósito desde a fundação. Por isso entendemos que, especialmente pelo momento que vivemos, precisávamos motivar as pessoas a não desistirem ou se deixarem abater pela pandemia. Virtude é isso, empoderar as pessoas com atitudes positivas para que elas reverberem isso socialmente”, comenta Sandra Sahd, que além de autora dos livros de referência, é fundadora da ONG localizada em Campinas.

Como forma de contribuir para a contenção do Covid-19, mesmo com a previsão de retorno das aulas no município, o projeto seguirá com aplicação online, a fim de evitar a aglomeração que naturalmente ocorre na apresentação das peças. Dessa forma, os vídeos continuarão sendo publicados no FacebookInstagram e YouTube oficial da Embaixadores.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o projeto Plano Anual – Por um Mundo de Virtudes 2020 é apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio do Bradesco e produção da Cacho de Ideias.

LEAVE A COMMENT